Informativos e Notícias
Seus relatórios de Reduções de Custos tem esse problema?
Postado em 26 de março de 2017
Reduções de custos é o indicador mais comum utilizado pelos executivos de suprimentos para avaliar os seus departamentos. Por isso, é fundamental ter relatórios precisos e confiáveis de economia de custos.
Hoje, vamos examinar três problemas comuns que se apresentam em relatórios de economia de custos deficientes/fracos. Avalie a sua abordagem e verifique se deverá fazer alguma alteração para evitar esse tipo de problema nos seus relatórios.
Problema #1- Usando uma base de dados incorreta. Redução de custos são calculados com base na quantidade a ser comprada, multiplicada pela diferença entre o preço que você vai pagar e alguns preços de referência mais elevado ou com base na redução do preço entre o pedido pelo fornecedor escolhido (geralmente o de menor preço e melhor qualidade) e o valor final menor negociado. Certifique-se de que a Alta Direção da sua empresa esta de acordo, entendem e confiam na sua base de dados. Escolher uma base de dados elevada e não confiável (por exemplo, o maior lance recebido) pode maximizar o seu cálculo de redução de custos, mas prejudicar a sua credibilidade com a Alta Direção.
Problema #2 – Usando quantidades estimadas irreais. Uma vez que o preço que você vai pagar é inferior ao preço de referência, o total de redução de custos cresce à medida que você compra mais, porém você deve tomar cuidado e fazer revisões periódicas pois as quantidades podem se alterar ao longo do tempo e se as quantidades estimadas utilizadas forem superiores as realizadas/compradas você estará reportando, ao longo do tempo, reduções de custos irreais (ex. se você só acabar comprando metade da quantidade estimada utilizada no cálculo das suas reduções de custos?) É isso mesmo – suas economias de custo reais serão a metade de suas economias de custos estimadas. Ao informar suas economias de custos para a Alta Direção, eles esperam que a empresa realize as economias de custos que você estimou. Se a redução real de custos realizados é menor do que sua estimativa, você não vai ser o profissional favorito e confiável que eles querem!
Problema #3 – Quando Orçamentos não são ajustados. Para a Alta Direção, “redução de custos” é sinônimo de “melhoria de lucro”. Quando você diz que vai economizar R$ 500.000 este ano, eles esperam que os lucros sejam maiores. Então, digamos que você conseguiu economias de R$ 500.000 para um departamento dentro da empresa. Para onde essa economia de R$ 500,000 irá? Se for utilizada para que o próprio departamento faça novos gastos/investimentos, com essa economia, sem alterar/reduzir o seu Budget essa economia não será refletida como “melhoria do lucro”. A empresa ainda estará incorrendo no mesmo valor das despesas. Para realmente melhorar o lucro, um montante igual à redução de custos deve ser retirado do orçamento. Compras, obviamente, não pode fazer isso sozinho, mas trabalhar com a gerência sênior, a este respeito, pode certamente contribuir para que a Alta Direção valorize suas economias.