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VOCÊ COMPRADOR É EDUCADO OU MAL-EDUCADO?
Postado em 15 de setembro de 2023
Nos nossos cursos do INESUP ou palestras sempre faço esta pergunta aos Compradores “Você Comprador é Educado ou Mal-Educado Junto aos Seus Fornecedores?” A maioria responde rapidamente que são educados pois os tratam bem de forma cordial…..e pergunto será mesmo?
O que é um Comprador Mal-Educado, na nossa visão?
– Agenda reunião num determinado horário e os faz esperar sem dar nenhuma satisfação.
– Durante a reunião só sabe exigir descontos, reduções de custos sem saber analisar claramente a proposta do fornecedor.
– Não sabe ouvir o que o fornecedor tem a oferecer, sugerir ou inovar.
– Acha sempre que o fornecedor está ficando “rico” as nossas custas.
– Solicitar cotações sobre produtos ou serviços e exigir respostas imediatas sem considerar as dificuldades e custos que o fornecedor terá para elaborar sua proposta.
– Solicitar, convocar o fornecedor a vir à sua sede para reuniões para possíveis negócios, não se importando qual a localização do mesmo (muitos em outras cidades, estados ou até países) sem avaliar o impacto com custos, tempo e o que é pior, para propostas de negócios de baixo valor agregado.
Sem considerar estas são as únicas observações a respeito, mas a pior que considero entre todas.
O Comprador solicita, por ex., três cotações a três fornecedores, lhes dá um prazo para resposta; cobra os que deixaram de responder, dentro desse prazo, por fim as recebe, analisa e define o fornecedor ganhador, e em seguida, o informa que ganhou e encerra o processo.
A minha pergunta sempre é: E o que você faz com os fornecedores perdedores??? Os esquece?? Não os informa que o processo está encerrado?? Se é assim que você trabalha – VOCÊ É UM COMPRADOR MAL-EDUCADO….
Nada custa enviar uma simples mensagem a esses fornecedores, agradecendo a participação mas que, naquele momento, as propostas deles não eram as mais competitivas.
Nunca esquecer que o mundo gira e, em algum momento, você poderá precisar desses fornecedores e eles, inclusive, poderão estar pensando de que não vale a pena perder tempo em enviar propostas, pois nunca são escolhidos, nunca recebem feedback e podem até estar pensando que o Comprador só solicitou cotações para cumprir um procedimento, e que quem sabe, são cartas marcadas……COMPRADORES PENSEM A RESPEITO.