Pesquisas e Publicações

Como você pode negociar depois que o requisitante fez a negociação?


Postado em 28 de março de 2017

Isto ocorre quando um requisitante compromete-se a um acordo com um fornecedor sem o seu envolvimento ou aprovação.
O Departamento de Suprimentos negociar com um fornecedor que acredita que ele já ganhou a ordem é uma das mais difíceis situações que você vai enfrentar.
– Praticar as técnicas a seguir poderá ajudá-lo no controle de situações desse tipo a seu favor. 
– Traga o usuário final para o seu lado– Faça uma reunião com o requisitante e mostre a ele suas dificuldades, apontando os problemas causados por suas ações. Alguma política foi quebrada, não foi atendida pelo requisitante? Será que eles percebem que negociar diretamente com o fornecedor poderá causar danos ao próprio fornecedor, e que o mesmo pode ser impedido de fazer negócios com sua empresa? Uma vez que o requisitante compreende os problemas, pedir-lhes para participar das negociações, explicando que esta é a maneira mais rápida de resolver o problema. A força do fornecedor decorre da sua relação com o requisitante. Incluindo os dois nas sessões de negociações reduz a alavancagem do fornecedor.
– Usar dados de benchmark para aumentar sua alavancagem– Se sua empresa tem comprado o mesmo item ou itens semelhantes anteriormente, use o seu custo médio histórico, último preço pago ou dados semelhantes para reduzir os custos desta operação. Quando disponível, utilizar dados de custo de referência publicados por revistas, grupos comerciais da indústria, citações recentes de outros fornecedores, etc, para ajudar a determinar se o fornecedor está cobrando um preço justo.
– Como minimizar e reduzir essas atitudes– Você nem sempre pode baixar o preço de venda, uma vez que a compra já foi negociada, às vezes você tem de se concentrar em tornar os outros aspectos da compra melhor. Procure por deficiências / fraquezas nos contratos negociados por terceiros e verifique a possibilidade de melhorar as condições comerciais inclusive com a possibilidade de aumentar o prazo e obter mais garantias junto ao fornecedor, por um melhor serviço de manutenção ou atualizações gratuitas. Se for a compra de software, negociar para a utilização (licenciamento) por toda a empresa, em vez de licenças de usuário. Negocie ganhos futuros usando a cláusula de Empresa Mais Favorecida ou cláusula de reposição de peças, sem custo, por mudanças/atualizações futuras. Melhorar o seu fluxo de caixa da empresa através da negociação de melhores condições de pagamento ou um desconto por pagamento adiantado, neste caso, o Depto de Suprimentos deve estar bem alinhado com o Depto. Financeiro..
A melhor maneira de evitar as dificuldades de negociar um acordo já “efetuado” por terceiros é impedir que esse tipo de negociação aconteça em primeiro lugar. Tornar mais fácil para o fornecedor para fazer a coisa certa através de comunicações abertas e políticas claras, prever em política e procedimentos responsabilidades e penalidades para esse tipo de procedimento. 

Mas nunca se esqueça de que quanto mais resultados positivos apresentar numa negociação mais trará seus requisitantes para o seu lado, caso contrário eles o evitarão!!!!!.