Pesquisas e Publicações
O que é Procurement Colaborativo?
Postado em 30 de janeiro de 2017
Formas de colaboração podem apresentar, pelo menos, três iniciativas diferentes, todas elas valem a pena considerar.
Colaborando com os outros departamentos internos. A situação ideal de atendimento para uma organização acontece quando uma equipe multifuncional colabora em todos os aspectos iniciais de um projeto da empresa. Isso inclui o departamento de compras sendo envolvido nos estágios iniciais de um projeto, tais como a definição das especificações ou o próprio desenho do projeto. E isso também inclui os departamentos internos participando nas decisões de seleção de fornecedores.
Benefício: objetivos bem definidos, flexibilidade de custos, qualidade, entrega, serviço, agilidade e fonte são equilibradas, em vez de disputas internas e perda de tempo.
Colaborar com os fornecedores. A maioria dos departamentos de compras tem como missão “adquirir os melhores produtos e serviços de qualidade com o menor custo.” Mas departamentos de compras mais avançados solicitam aos seus fornecedores melhorias de processos e idéias de negócio inovadoras como uma prioridade alta.
Benefício: Uma vantagem competitiva no mercado.
Colaborar com outras organizações com o objetivo de compras coletivas.
Algumas organizações são muito pequenas e tem pouco poder de negociação junto aos seus fornecedores, principalmente para obter melhores condições de negociação com fornecedores de grande porte. Para aumentar o seu poder de negociação, essas organizações podem formar uma aliança com outras organizações do mesmo tamanho, combinar suas necessidades de determinados produtos ou serviços, e comprar esses produtos ou serviços, em conjunto, a um custo menor do que presumivelmente qualquer organização individual poderia obter por conta própria. Uma forma de se conseguir este objetivo é formando ou participando de uma cooperativa, com interesses comuns.
Benefício: Redução de custos com maior poder de negociação.